Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog—Saúde Bucal Do Bebê

3 CURIOSIDADES SOBRE SAÚDE BUCAL DO BEBÊ

As crianças com menos de 2 anos de idade também estão na lista de mais de 1 bilhão de pessoas no mundo com cáries, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). É preciso tomar muito cuidado com a saúde bucal do bebê por ser a fase de formação dos dentes, desde a raiz.

Os cuidados com a saúde bucal de uma criança devem ser iniciados, assim que surgirem os primeiros sinais de dentes. É importantíssimo começar e se atentar à saúde da boca do bebê, ainda nos primeiros meses de vida.

  • Manter sempre limpa a parte interna da boquinha do bebê com gases ou fralda molhada (limpas);
  • Não deixar resíduos de alimento, sobretudo de leite;
  • As consultas com dentista devem ser periódicas. O odontopediatra é o especialista que cuida da saúde bucal infantil.

Agende uma avaliação:

📱 Whatsapp: (31) 9 9417 0017 |☎ Telefone fixo: (31) 3292-7172

Mas, afinal, como os pais podem, de fato, executarem esses cuidados? Pensando nas dúvidas que algumas pessoas têm sobre o assunto, separamos 3 curiosidades. Confira!

Devo esperar os dentes nascerem para cuidar da saúde bucal?

O correto é atenção aos cuidados com a higiene e saúde da boca, ainda nos primeiros meses de vida, mesmo no período em que o único alimento é o leite materno.

Com muito cuidado e tranquilidade em relação à sensibilidade bucal, use sempre fraldas ou gases limpas molhadas com um pouco de água para higienizar a parte interna.

A força a ser usada requer atenção, inclusive para evitar aprofundar o dedo, a ponto de tocar a garganta. A parte interna da boca, com poucos meses de vida, é um dos locais mais sensíveis do corpo humano. Higienize a boca do bebê com muito cuidado e carinho.

Levar a criança, ainda bebê, ao odontopediatra é necessário?

A fase primordial para levar a criança ao dentista é quando os primeiros dentes dão sinal de aparecimento, ou seja, quando nascem os primeiros dentes, denominados de leite. É normal a criança se assustar e ficar com medo dos aparelhos e do próprio ambiente do consultório.

É importante levá-la, aos poucos (até mesmo na consulta dos pais), para se familiarizar com o consultório e aparelhos como um todo. Além de sentir segurança, por ser um local já frequentado com os pais, crescerá sem medo de ir ao dentista.

Assista este vídeo sobre o assunto:

Os dentes já nascem com cáries?

Não é comum nascerem com cárie. Mas, sim, os dentes de leite podem ter cárie devido à falta de atenção dos adultos responsáveis pela criança. Dependendo da situação e avanço das cáries, o dente de leite pode ter problemas para cair e prejudicar os novos que começarão a nascer.

Mesmo que caiam algum tempo depois, é essencial ter cuidados, saber como escovar com creme dental próprio para criança da respectiva idade, evitar adoçar demais as mamadeiras e tomar cuidado com o consumo em excesso de alimentos muitos doces.

Leia também:

VERDADES SOBRE AS CÁRIES

BOTOX PARA REJUVENESCIMENTO FACIAL

Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Powered by