3 Curiosidades sobre saúde bucal do bebê

As crianças com menos de 2 anos de idade também estão na lista de mais de 1 bilhão de pessoas no mundo com cáries, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). É preciso tomar muito cuidado com a saúde bucal do bebê por ser a fase de formação dos dentes, desde a raiz.

Os cuidados com a saúde bucal de uma criança devem ser iniciados, assim que surgirem os primeiros sinais de dentes. É importantíssimo começar e se atentar à saúde da boca do bebê, ainda nos primeiros meses de vida.

  • Manter sempre limpa a parte interna da boquinha do bebê com gases ou fralda molhada (limpas);
  • Não deixar resíduos de alimento, sobretudo de leite;
  • As consultas com dentista devem ser periódicas. O odontopediatra é o especialista que cuida da saúde bucal infantil.

Agende uma avaliação:

📱 Whatsapp: (31) 9 9417 0017 |☎ Telefone fixo: (31) 3292-7172

Mas, afinal, como os pais podem, de fato, executarem esses cuidados? Pensando nas dúvidas que algumas pessoas têm sobre o assunto, separamos 3 curiosidades. Confira!

Devo esperar os dentes nascerem para cuidar da saúde bucal?

O correto é atenção aos cuidados com a higiene e saúde da boca, ainda nos primeiros meses de vida, mesmo no período em que o único alimento é o leite materno.

Com muito cuidado e tranquilidade em relação à sensibilidade bucal, use sempre fraldas ou gases limpas molhadas com um pouco de água para higienizar a parte interna.

A força a ser usada requer atenção, inclusive para evitar aprofundar o dedo, a ponto de tocar a garganta. A parte interna da boca, com poucos meses de vida, é um dos locais mais sensíveis do corpo humano. Higienize a boca do bebê com muito cuidado e carinho.

Levar a criança, ainda bebê, ao odontopediatra é necessário?

A fase primordial para levar a criança ao dentista é quando os primeiros dentes dão sinal de aparecimento, ou seja, quando nascem os primeiros dentes, denominados de leite. É normal a criança se assustar e ficar com medo dos aparelhos e do próprio ambiente do consultório.

É importante levá-la, aos poucos (até mesmo na consulta dos pais), para se familiarizar com o consultório e aparelhos como um todo. Além de sentir segurança, por ser um local já frequentado com os pais, crescerá sem medo de ir ao dentista.

Os dentes já nascem com cáries?

Não é comum nascerem com cárie. Mas, sim, os dentes de leite podem ter cárie devido à falta de atenção dos adultos responsáveis pela criança. Dependendo da situação e avanço das cáries, o dente de leite pode ter problemas para cair e prejudicar os novos que começarão a nascer.

Mesmo que caiam algum tempo depois, é essencial ter cuidados, saber como escovar com creme dental próprio para criança da respectiva idade, evitar adoçar demais as mamadeiras e tomar cuidado com o consumo em excesso de alimentos muitos doces.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: