Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Aparelho Ortodontico

Tratamento Ortodôntico: O que é?

O interesse pela estética e a saúde da boca é antigo. Os estudos de Hipócrates e Aristóteles já indicavam técnicas de correção dentária. A solução dessas falhas requer o uso de aparelhos ortodônticos. Mas, o que é o tratamento ortodôntico?

A ortodontia é a área odontológica responsável por corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Os problemas como sobre mordida, tracionamento dos dentes, mordida aberta, cruzada ou profunda e dentes apinhados podem levar ao tratamento ortodôntico.

O ortodontista é o profissional responsável pelo diagnóstico, ou seja, que avaliará a necessidade de usar ou não aparelhos ortodônticos. Ao contrário do que muitos pensam, não há idade certa para tratar as irregularidades bucais.

A principal finalidade do processo é tornar correta a oclusão dentária, ou seja, a forma como os dentes se relacionam. O ideal é os dentes superiores encobrirem levemente os inferiores, possibilitando a execução de todas as funções orais.

O tratamento ortodôntico tem outros benefícios já que a dentição irregular ou as falhas na estrutura óssea podem atrapalhar a saúde do organismo como um todo, melhorando a respiração ao  impedir o bloqueio da entrada de ar.

Já, os problemas de dicção podem ser corrigidos com a ortodontia à medida que consertam a musculatura má desenvolvida, principal motivo para a falha. Também é possível melhorar a digestão, pois os dentes irregulares não trituram os alimentos corretamente.

Outra vantagem do uso de aparelhos ortodônticos é a redução das cáries, porque certas posições dos dentes impedem uma limpeza bucal eficaz, contribuindo para o acúmulo de alimentos.

O tratamento usa  diversos aparelhos dentários, como o aparelho fixo, fixo estético, móvel, expansor palatino, alinhadores e lingual. No geral, os aparelhos são divididos entre móveis e fixos, impactando no dente ou na estrutura óssea.

Os móveis costumam ser indicados para pequenos reparos, enquanto os aparelhos fixos, compostos por brackets colados aos dentes causam maior movimentação dentária.

Ficou com dúvidas? Agende um horário e consulte um especialista.

Whatsapp: (31) 994170017 | Telefone fixo: (31) 3292-7172

Veja também:

Leia mais:

Chicletes – Saiba porque devemos evitar

Conheça os 10 principais problemas bucais

Bruxismo infantil

 

Conheça nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Youtube