Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Ortodontia

Tratamento ortodôntico alinha sorriso e saúde

A Ortodontia é um tratamento que se tornou mais popular e moderno nos últimos anos. É comum ver crianças, jovens e adultos usando os famosos aparelhos fixos e móveis, com suas borrachas coloridas ou até mais discretos.

A tecnologia inovou em aparelhos ortodônticos com versões em outros materiais, além do tradicional metal. Há modelos transparentes e em safira, sendo também possível encontrar o sublingual e alinhadores estéticos, uma espécie de molde para correção paulatina dos dentes.

O tempo de tratamento também reduziu bastante, sendo que, conforme cada caso, a média é de 12 a 24 meses.  Anteriormente, o prazo era bem maior e o preço também. O custo caiu e o cliente ainda ganhou facilidade para pagamento.

O que faz a ortodontia?

A ortodontia trata as bases ósseas e as posições dentárias. O aparelho ortodôntico movimenta, lentamente, os dentes para que fiquem na posição correta. O procedimento pode ser feito em qualquer  fase da vida, desde a infância até a fase adulta, sendo que, para quem está em período de crescimento, o aparelho contribui para o correto posicionamento.

A partir dos seis anos, já é possível uma avaliação ortodôntica e a fase é considera ideal para iniciar o processo, caso seja necessário. Nessa idade, é fundamental a colaboração da criança e dos pais, ajudando na escovação, consultas e  cuidados com a alimentação para não danificar o aparelho.

O tratamento na fase adulta melhora a posição dentária, auxiliando na redistribuição da carga mastigatória, abrindo espaço para recolocação do implante ou prótese. A posição correta dos dentes facilita a higienização.

Ortodontia alinhada a outras especialidades

A ortodontia pode trabalhar em conjunto com áreas afins, como a otorrinolaringologia para restabelecer o padrão respiratório infantil, enquanto, na fonoaudiologia, contribui para fortalecer a tonicidade da língua e músculos em volta dos lábios. Também é possível auxiliar na redução de hábitos inadequados dos bebês, como sucção de mamadeira, bico e dedo. Outro benefício está em abrir espaço para a adequada erupção de dentes permanentes.

Cuidados necessários

Os cuidados são indispensáveis. A escovação e uso do fio dental após cada refeição são imprescindíveis. O aparelho pode dificultar a limpeza, demandando mais paciência. É importante também evitar comer alimentos duros, como pé de moleque, pipoca e torresmo, entre outros, para evitar danificar as peças. Lembre-se de comparecer a todas as consultas de manutenção para, em pouco tempo, garantir um incrível sorriso.

Quer saber mais sobre tratamentos ortodônticos? Marque uma avaliação e converse com um dos especialistas da Clínica Bias Fortes (31) 3292-7172.