Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Saúde Bucal X Problemas No Coração

Saúde bucal x Problemas no coração

A grande preocupação quando se fala em saúde bucal é, obviamente, a condição dos dentes de uma pessoa. Mas você sabia que a falta de higiene da boca e visita frequente a um dentista, pode causar sérios problemas no coração?Para entender esta situação, precisamos falar sobre a doença periodontal.

Ela é infecto-inflamatória e pode afetar a gengiva ou até mesmo o osso que envolve e suporta o dente de um indivíduo. As alterações provocadas pela doença podem apresentar três fases diferentes: a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada.

Uma má escovação pode ocasionar o armazenamento de alimentos nos dentes. Com isso, são causados distúrbios, como mau hálito, aftas, placa bacteriana, tártaro e inflamação na gengiva. Esse último caso, inclusive, pode oferecer riscos à saúde do coração.

Há duas possibilidades que explicam a condição. A primeira, afirma que uma bactéria alojada na cavidade bucal vai para a corrente sanguínea pela ferida da doença periodontal, chega ao coração e se instala em uma válvula que já possa ter diagnosticado alguma lesão no coração. É formada, então, uma infecção no tecido interno, a chamada endocardite.

Na segunda possibilidade, com a inflamação da gengiva, há produção de proteínas que destroem o tecido e estimula a formação de placas de gordura. Ela ainda diminui o calibre dos vasos e reduz o fluxo sanguíneo.

Nas duas ocorrências, o perigo de uma pessoa ter infarto é alto, mas existem outros tipos de anormalidades, como aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, a saúde física pode ser comprometida também. As infecções podem atingir os pulmões e articulações e ainda causar impotência sexual em homens.

A prevenção correta contra as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dente e do fio dental e, ainda, visitas periódicas ao seu cirurgião-dentista (Periodontista).

Agende já sua visita pelo telefone 3292-7172 e tenha uma melhor qualidade de vida.

Leia mais:

Hábitos que prejudicam a saúde dos dentes

Saúde Bucal x Baixa imunidade