Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Menina Bonitinha Sentada No Consultorio Do Dentista 1157 19466

Saúde bucal infantil é assunto sério

Saúde bucal infantil é assunto sério que precisa de atenção extrema dos pais e responsáveis

As doenças orais na infância levam a dor e estresse, afetando o desenvolvimento e bem-estar geral. As ações para prevenir e garantir saúde bucal do bebê devem começar antes do nascimento.

A saúde da mãe durante a gestação é um dos principias fatores para determinar o nascimento de um bebê saudável. A afirmação também vale quando se trata da saúde bucal do bebê.

O pré-natal também deve incluir uma consulta ao dentista para um check up odontológico. É fundamental a mãe saber cuidar da própria saúde oral, porque as crianças repetem os hábitos dos pais enquanto crescem. Já foi comprovado que os filhos, cujas mães possuem doenças bucais, têm mais chances de também apresentarem a mesma condição.

A equipe hospitalar examinará a condição bucal do recém-nascido para avaliar se existe alguma situação para dificultar ou impedir uma respiração adequada, sucção, deglutição ou aleitamento.

A higiene bucal já deve fazer parte da rotina do bebê, antes mesmo do surgimento do primeiro dentinho, sendo aconselhável uma limpeza da gengiva e língua com um pano macio ou gaze e água para remover os resíduos de leite, ao menos duas vezes ao dia.

A erupção dentária é um processo natural, mas, sem dúvida, representa um momento difícil para pais e bebês. O incômodo e irritação das crianças podem ser aliviados com os mordedores. A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda as pomadas tópicas, ainda que com baixas concentrações de anestésicos.

Os pais devem levar os filhos ao odontopediatra para analisar o desenvolvimento orofacial e receber orientações sobre alimentação, higienização bucal, escolha da escova e creme dental adequados, assim como o uso de chupetas e algum outro cuidado específico necessário.

Pode até parecer complicado executar as tarefas em cada fase do desenvolvimento do bebê, principalmente para pais de primeira viagem, mas o acompanhamento profissional de um odontopediatra proporciona cuidados para pais e filhos com orientações e a elaboração de uma rotina de hábitos saudáveis ao correto desenvolvimento infantil.

O especialista monitora o nascimento dos dentes de leite e permanentes, proporcionando um crescimento livre de cáries, doença periodontal e erosão. Os cuidados favorecerão o desenvolvimento das arcadas dentárias,  resultando em uma mordida correta e um sorriso harmonioso.

A Clínica Bias Fortes mantém um atendimento exclusivo infantil com um ambiente acolhedor, alegre e confortável para garantir um atendimento personalizado.

A equipe aproveita atividades lúdicas e educativas durante o tratamento para relaxamento da criança, eliminação do medo e construção de uma relação de confiança entre família e profissional.

No vídeo abaixo, a especialista em odontopediatria da Clínica Odontológica Bias Fortes, Dra. Fernanda de Paula Teixeira Bastos (CRO/MG 24533), esclarece as principais dúvidas dos pais que não sabem quando devem levar o filho ao dentista e muito mais. Confira!

Leia mais:

Tratamento Ortodôntico: O que é?

Aparelho ortodôntico invisível

Conheça nossas redes sociais

Instagram

Facebook  

Youtube