Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Imagem Para Blog

Saúde bucal entre as metas de Ano Novo

Saúde bucal entre as metas de Ano Novo? Por que não? 

O Ano Novo é sempre oportunidade para renovar promessas de mudanças e elaborar novos planos. Muitas pessoas planejam emagrecer, trocar de carro, viajar ou dar uma guinada na carreira. A saúde bucal também deve ser uma meta de Ano Novo.

A correta higiene bucal deve entrar na lista de compromissos para o próximo ano para além da estética, visando prevenir doenças do coração, pulmão e até mesmo câncer e proporcionando, assim, um bem-estar geral.

Os cuidados básicos começam pela escovação dos dentes e da língua, após todas as refeições, usando o fio dental diariamente. A falta desses cuidados causa cáries, gengivite e periodontite.

A periodontite é a inflamação dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, causando a danificação dos tecidos e/ou a perda total. A situação pode permitir que as bactérias na boca caiam na corrente sanguínea e, se  alcançarem o coração, podem formar colônias nas válvulas e provocar doenças como arritmia, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).  

Alguns cuidados para a boa higiene bucal são essenciais, como limitar o consumo de açúcar, pois alimentos doces provocam a formação de placas bacterianas, causando problemas como cáries.

A recomendação é compreender a relação entre uma boa saúde bucal e uma alimentação equilibrada. Vale lembrar que não é só cuidar da boca e da dieta. A saúde do corpo todo precisa estar em dia, pois diversas doenças são consideradas sistêmicas, ou seja, afetam uma série de órgãos ou tecidos humanos.

As escovas de dentes também merecem cuidado. Devem ser trocadas de três em três meses para evitar que a remoção das placas em dentes e gengivas perca a efetividade com o tempo.

O dentista deve ser visitado regularmente para avaliar a saúde oral e prevenir diversas doenças bucais, identificando as complicações atuais.

Agende uma avaliação para você e sua família pelo (31) 3292-7172.

Leia mais:

Como prevenir as doenças bucais mais comuns?

Saúde bucal x Problemas no coração

Cárie dentária

 

Conheça nossas redes sociais:

Instagram

Facebook