Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog – Cuidados Com A Saúde Bucal Das Crianças – R

Saúde Bucal da Criança: 3 cuidados básicos

Os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar, antes mesmo do nascimento, ainda durante a gestação, acompanhando a saúde bucal das mamães.

O Ministério da Saúde revelou que cerca de 30% das crianças brasileiras têm cárie, sendo necessário desmistificar alguns mitos relacionados à saúde bucal infantil para proteção delas contra o problema bucal mais comum: a cárie.

É importante instruir as crianças sobre como cuidar dos próprios dentes e manter a qualidade da saúde bucal. Entretanto, alguns mitos acabam atrapalhando esses cuidados.

É fundamental os pais e responsáveis incentivarem as crianças a tornarem a higiene mais leve e divertida ao mesmo tempo, sendo parte obrigatória da rotina delas.

 

Agende uma avaliação:
📱 Whatsapp: (31) 9 9417 0017 |☎ Telefone fixo: (31) 3292-7172

 

A recomendação é escovar os dentes 3 vezes ao dia, usar fio dental e cuidar da alimentação, evitando o excesso de açúcar na mamadeira, chocolates e doces.

Dente de Leite tem cárie

A cárie se forma nos dentes em decorrência do excesso dos resíduos de comida, quando não se escova corretamente ou se fica sem escovar. As cáries atrapalham, até mesmo, o sono e o desempenho escolar.

Por isso, é essencial higienizar a boca do bebê após a amamentação e também quando a alimentação é introduzida no cotidiano infantil.

Além do mais, é imprescindível evitar alimentos ricos em açúcar de maneira excessiva. As cáries podem, sim, aparecer nos dentes de leite e, por isso, a necessidade de cuidar e limpar corretamente a boca e dentes, desde cedo.

Veja este vídeo sobre canal em dente de leite!

Herpes Infantil Existe:

Herpes infantil existe e é mais comum do que imaginamos! Em muitos casos, o principal sintoma está na febre frequente.

É normal a herpes aparecer em outras partes do corpo decorrente da imunidade dos pequenos ser moderada e abaixar com facilidade.
A herpes surge através de uma contaminação externa, que se dá, por exemplo, com o uso compartilhado de acessórios adultos, como toalhas.

Para impedir a transmissão do vírus evite:

  • Beijar a boca e as mãozinhas do bebê
  • Antes de pegar o bebê, higienize mãos com sabão ou álcool em gel

Bebês Precisam de Higiene Bucal

Os pais devem fazer a higienização bucal dos bebês.  A higiene infantil é eficiente, principalmente, após a amamentação.

É recomendável após o bebê se alimentar, passar uma fralda ou um pano macio, limpos e molhados, na boca dele, com cuidado e delicadeza. O procedimento evita a propagação dos resíduos e excesso de sujeira, evitando que, futuramente, ocorra cáries e outros problemas.

Agende uma avaliação:
📱 Whatsapp: (31) 9 9417 0017 |☎ Telefone fixo: (31) 3292-7172

 

Leia também:

Saúde Bucal do Bebê

Como Prevenir Manchas nos Dentes?

Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Powered by