Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog—Procedimentos Odontológicos Irregulares

Riscos dos procedimentos odontológicos irregulares

Muitas pessoas fazem procedimentos estéticos irregulares para conquistar um sorriso mais bonito, por desconhecimento ou intencionalmente.

Grande parte dos procedimentos está ligada à estética dental. Uma rápida pesquisa pela internet permite encontrar diversas receitas sobre clareamento dental caseiro e alinhamento com aparelhos ortodônticos clandestinos.

Os produtos indicados para uso nas receitas, geralmente, não foram elaborados para aplicação dental e não têm uma eficácia comprovada, podendo causar contaminações e, ao contrário do desejado, retirarem a beleza dos dentes.

Atrás das dicas baratas e simples de reproduzir em casa, há riscos graves.

 

Clareamento dental caseiro

Embora possa parecer simples, o clareamento dental é um procedimento importante, que, com exceção de uma recomendação do dentista, deve ser feito dentro de um consultório.

Ainda que o mercado ofereça uma série de produtos indicados e autorizados para o clareamento dental caseiro, procurar um profissional qualificado para um tratamento individualizado é a melhor opção.

Os produtos caseiros como carvão ativado, bicarbonato ou vinagre, tentando clarear os dentes, podem causar, desde manchas na superfície dental, até problemas gastrointestinais.

Conheça os principais problemas:

  • Desgaste do esmalte dental
  • Clareamento desigual
  • Exposição da dentina, tecido dental protegido pelo esmalte
  • Hipersensibilidade
  • Queimaduras
  • Sangramento na gengiva

Aparelhos ortodônticos clandestinos

Com a promessa do alinhamento dental, as pessoas, principalmente as mais jovens, usam por conta própria, aparelhos adquiridos na internet ou em feiras populares.

Em outros casos, o aparelho prescrito e instalado por um ortodontista é personalizado com elásticos coloridos para ficar mais chamativo.

Nas duas situações, os riscos envolvidos são grandes. O principal deles é totalmente o oposto ao desejado: a instabilidade dental.

Os principais riscos na utilização de aparelhos sem a supervisão de um profissional são:

  • Perda óssea
  • Problemas na mastigação
  • Reação alérgica
  • Doenças periodontais

 

Paliativos para dores

Amenizar dores nos dentes aplicando limão, alho ou outros itens comuns na cozinha é arriscado, porque mascara o real motivo e ainda pode causar queimaduras, contaminações e inflamações.

A dor no dente não deve ser entendida como algo corriqueiro e, ao primeiro incômodo, o dentista deve ser acionado para diagnosticar o motivo da queixa e indicar um tratamento adequado.

Os tratamentos odontológicos devem ser feitos por profissionais em ambientes estéreis e equipados com os instrumentos necessários.

Usar procedimentos caseiros para economizar com tratamento é uma escolha arriscada pelos riscos à saúde e, provavelmente, a quantia que não foi gasta inicialmente, terá que ser utilizada para a correção e/ou minimização dos danos.

 

Incorporar vídeo Automedicação x dor de dente

 

Agende uma avaliação para você e sua família na Clínica Bias Fortes (31) 994170017 | (31) 3292-7172.

Leia mais:

Demanda por clareamento dental aumenta 30% ao ano no Brasil

Aparelho dentário clandestino e seus riscos

O que avaliar em uma clínica odontológica?