Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Evite Que O Estresse

Quais os efeitos do estresse na saúde bucal?

Diante de situações extremas, como risco de morte, o organismo libera substâncias químicas, gerando o estresse que, em excesso, pode ser prejudicial para a saúde do corpo. Entretanto, quais são os efeitos do estresse na saúde bucal?

O estresse foi fundamental para a sobrevivência da humanidade, pois levou nossos ancestrais a enfrentarem ou fugirem de ameaças como os animais. Contudo, o mundo contemporâneo propiciou uma nova ressignificação ao termo.

Os fatores como sobrecarga de trabalho, falta de tempo para atividades de lazer e má alimentação contribuem para o aumento do estresse, causando  queda do cabelo, insônia, diabetes e o aumento da pressão arterial.

Uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-Brasil) elevou os brasileiros à segunda posição de país mais estressado, perdendo apenas para o Japão, entre dez países.

Conviver constantemente com situações de adrenalina também é prejudicial para a saúde da boca. Vários hormônios são liberados durante o estresse e, se a pessoa tiver maus hábitos de higiene bucal, essas substâncias podem gerar problemas como afta e gengivite.

Desde a Década de 90, vários cientistas investigaram a relação entre eventos negativos com o aumento da doença periodontal. A doença é causada pela inflamação da gengiva e dos ossos e pode levar a perda dos dentes.

De acordo com 57% das pesquisas, é possível associar estresse com a doença, porque o excesso do hormônio cortisol, produzido durante o estímulo, contribui para abaixar a imunidade do corpo, tornando mais fácil a ocorrência da doença periodontal.

Além disso, os indivíduos estressados estão mais propícios a adquirirem maus hábitos, como consumo frequente de bebidas alcoólicas, tabaco e falta de cuidado com a higiene bucal.

O nervosismo oriundo do constante estresse ainda pode causar disfunção da articulação temporomandibular (ATM), isto é, uma anormalidade nas articulações da boca, como o movimento de abrir e fechar.

Para evitar ou diminuir o estresse, algumas atitudes são essenciais: investir em atividades prazerosas, independentemente da rotina atribulada, dormir bem e se alimentar adequadamente.

Quanto à saúde bucal, é fundamental escovar os dentes após as refeições e fazer uso regular do fio dental, bem como agendar uma visita semestral ao dentista.

Agende um horário e consulte um especialista. Whatsapp: (31) 994170017 | Telefone fixo: (31) 3292-7172

Veja também

Leia mais:

Cárie dentária

Cigarro X Saúde Bucal

Você sabe o que é disfunção da ATM?

Conheça nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Youtube