Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog—Dor Na Face

Por Que Devemos nos Preocupar Com as Dores Na Face?

Dores na face, porque nos preocupar? Os motivos são diversos e considerados  seríssimos. Várias são as causas, desde uma simples pancada, infecções provocadas por sinusite, um abscesso dentário, como também dores de cabeça etc.

Não apenas na face, mas qualquer outro tipo de dor persistente por mais de um dia, requer consulta com realização de exames, medicação e tratamento adequado.

Muitos acreditam que as dores constantes na face podem ser causadas por estresse e infecção, entre outros motivos. Geralmente, a localização no rosto em que a dor aparece e a presença de sintomas associados, como estalido na mandíbula, dor no dente, alteração da visão, dor de ouvido ou secreção nasal, por exemplo, podem dar dicas ao médico do que se trata, facilitando a investigação.

Muito além de uma crise de sinusite, por exemplo, está a articulação temporomandibular (ATM) e dor orofacial, problemas graves na face que também estão além de uma simples dor no dente ou boca.

Aperte o play e saiba mais sobre dor orofacial!

Dor Orofacial

É um setor mais dedicado da odontologia. Geralmente, a pessoa acredita ser necessária a consulta com médicos de outras especialidades, dependendo dos sintomas, por não conhecer esta área com pouco mais de  dez anos de existência.

As áreas que um profissional desse setor atua são diagnóstico e prognóstico das dores orofaciais complexas.

Particularmente aquelas de natureza crônica; diagnóstico e prognóstico das disfunções temporomandibulares; interrelacionamento e participação da equipe multidisciplinar de dor em Instituições de Saúde, de Ensino e de Pesquisa.

Realização de estudos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais das disfunções temporomandibulares e dores que se manifestam na região orofacial; e controle e tratamento das dores orofaciais e disfunções temporomandibulares com procedimentos de competência odontológica.

Além disso, o tratamento para esse tipo de doença e especialidade na odontologia é considerado específico e único.

Os tratamentos conservadores, como a mudança de hábitos, terapia física, terapia medicamentosa e placas interoclusais são os procedimentos recomendados para a grande maioria das pessoas, salientando que as intervenções cirúrgicas, sob a ótica do especialista só são empregadas em raríssimos casos.

Marque sua avaliação 📱 Whatsapp: (31) 9 9417 0017 ☎Telefone fixo: (31) 3292-7172

Articulação Temporomandibular (ATM)

A Articulação Temporomandibular (ATM) está localizada bem em frente à parte inferior da orelha e permite a movimentação da mandíbula inferior. Trata-se de uma articulação esférica, como a do quadril ou do ombro.

Quando a boca se abre amplamente, a parte arredondada (chamada côndilo) sai da cavidade e se move para frente, voltando ao seu lugar quando a boca se fecha.

A região pode apresentar um deslocamento  e a mandíbula não se fechar, ou seja, ocorre o que vemos muito em alguns casos, a boca não fecha naturalmente, sem ajuda de um profissional e tratamento devido.

O problema permanece até que a articulação se movimente de forma normal (fisiológica). Entretanto, a área poderá ficar sensível por algumas semanas.

O tratamento requer ajuda profissional. Uma recomendação é jamais tentar resolver esse ou outro problema semelhante sem auxílio de um dentista especialista no assunto.

Leia também:

Riscos dos Procedimentos Odontológicos Irregulares

Saúde Bucal X Obesidade

Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Powered by