Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog—Periodontite Atinge 90% Da População Causando Perda Dentária

Periodontite atinge 90% da população causando perda dentária

A periodontite é a inflamação e destruição do periodonto, conjunto de tecidos de proteção e suporte dos dentes. Quando não identificada e tratada adequadamente, provoca o sangramento na gengiva como sintoma inicial, podendo evoluir para instabilidade e a perda dentária.

Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)  aponta que a periodontite atinge cerca de 90% da população mundial e, embora não haja registros  sobre a epidemiologia em cada região do Brasil, sabe-se que a ocorrência chega a  92,92% no território nacional.

Causas

Uma informação alarmante sobre sua saúde bucal: em apenas 1ml de saliva de uma pessoa saudável tem 150 milhões de bactérias!

A maioria dos casos de periodontite resulta da inflamação com o acúmulo prolongado de placa (película composta, principalmente, por bactérias) e tártaro (placa endurecida) nos dentes e gengivas.

A proliferação descontrolada desses microorganismos é motivada por uma higiene bucal insuficiente associada, em algumas situações, a ocorrência de doenças, como o diabetes e a vulnerabilidade do sistema imunológico.

A má oclusão dental, cáries, baixa produção de saliva, fumo, estresse e o uso frequente de antibióticos também são causas da periodontite.

Sintomas

O tratamento dos sintomas, assim que aparecem, garante um melhor resultado:

Mau hálito

– Gengivas muito vermelhas ou roxas

– Sangramento nas gengivas, principalmente durante a escovação

– Sensibilidade nas gengivas

– Dentes soltos ou moles

– Gengivas inchadas

– Paladar alterado

– Exposição dental

Por que os dentes caem?

O excesso de tártaro e placa bacteriana invadem o espaço entre o dente e as estruturas, como o osso cemento e ligamento periodontal, causando o enfraquecimento dos dentes e, nos estágios mais avançados, a queda.

A perda de um dente desequilibra o sistema bucal, porque outros dentes terão que compensar a ausência dessa estrutura, criando espaços e desníveis que afetam a mastigação. As opções para a correção do problema devem ser discutidas com o dentista.

Repercussões no organismo

A existência de condições, como o diabetes, contribuem para o aumento dos riscos das doenças periodontais. Confira outras condições abaixo:

  • Diabetes

A diabetes, doença marcada pelo excesso de glicose na corrente sanguínea, também pode causar danos à boca. O tipo da doença, idade, hiperglicemia e resposta do sistema imune influenciam na progressão e na agressividade da periodontite.

  • Gravidez

As alterações hormonais provocam sangramentos na gengiva, diminuição da proteção natural e vasodilatação.

As mulheres grávidas devem ficar atentas à higiene oral e consultar o dentista, pois o organismo está sensível e, caso a gengivite ou periodontite se instale, o tratamento deve ser feito no segundo trimestre da gravidez para garantir a segurança da mãe e do bebê.

  • Tratamentos que afetam a imunidade

Os tratamentos com procedimentos, como quimioterapia e radioterapia, afetam o sistema imunológico e aumentam o risco de doenças periodontais. A recomendação é o acompanhamento dentário antes, durante e depois das sessões para evitar complicações na saúde bucal e geral.

Prevenção e Tratamento

Uma higiene bucal adequada e consultas ao dentista previnem a maioria dos problemas odontológicos. O consumo moderado de açúcar e evitar fumar são também medidas importantes para prevenir essas doenças e complicações.

A periodontite é uma doença crônica, isto é, não tem cura, mas pode ser controlada. Como não é possível recuperar os danos ocorridos, o tratamento  interrompe o avanço do problema com raspagem e limpeza, retirada das bolsas de inflamação, eliminação dos microorganismos causadores e extração dentária, quando necessário.

Agende uma avaliação para você e sua família pelo Whatsapp: (31) 994170017 | Telefone fixo: (31) 3292-7172

Fonte: Leandro Chambrone, Luiz A.P.A. Lima, Luiz Armando Chambrone – Prevalência das Doenças Periodontais no Brasil. Disponível em < https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Odonto/article/view/607 > acesso em: 18 out.2019.

Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Powered by