Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172

Odontopediatria

A odontopediatria estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes com a importante função de acompanhar o desenvolvimento da dentição e dos ossos da face.

A infância é uma fase muito importante da vida e requer atenção em todos os sentidos, até mesmo na saúde bucal. A odontopediatria tem um grande valor nessa missão por entender que cada faixa etária necessita de um cuidado odontológico específico. Uma criança que não recebe um atendimento odontológico adequado pode adquirir traumas relacionados das visitas ao dentista. Algumas crianças não se sentem à vontade nas clínicas odontológicas, em decorrência do medo de determinados procedimentos.

A Clínica Bias Fortes mantém um atendimento exclusivo infantil com um ambiente acolhedor, alegre e confortável para atendimento personalizado. A equipe utiliza atividades lúdicas e educativas durante o tratamento para relaxamento da criança, eliminação do medo e ensinar como manter bons hábitos para uma correta higiene bucal.

O público infantil tem serviço de aplicação de flúor, tratamentos ortodônticos e também recebe orientações sobre a educação e higiene bucal. Os processos utilizam modernos equipamentos e técnicas eficazes de prevenção. Os odontopediatras são responsáveis pela higiene, não só das crianças e bebês, mas também das gestantes. Além do trabalho profissional, é importante que os pais também participem ativamente de todo o processo.

As mães devem procurar o dentista, ainda durante a gravidez, para se informarem sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento. O tratamento para crianças também requer cuidado especial. É importante os responsáveis conversarem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-la a lidar com qualquer medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

3 Maneiras para estimular a correta escovação com as crianças

Antes mesmo de saírem os primeiros dentes — 6 meses (dentes de leite) e de 6 anos (dentes permanentes) — é importante presentear a criança com uma escova de dentes, própria para a idade, despertando a curiosidade e fazendo com que imite o ato de escovar os dentes. Dessa forma, os pais estimulam a vontade dos pequenos em cuidarem dos dentes desde cedo e, quando crescerem, isso será mais fácil de ser inserido na rotina.

Coloque a criança em cima de uma cadeira e em frente ao espelho do banheiro para que tenha uma ampla visão de todo o corpo. Fique em pé atrás da criança e utilize a sua mão esquerda para afastar os lábios e as bochechas dela. Use a mão direita para escovar a parte externa e interna dos dentes com movimentos circulares. Finalize escovando a parte de cima dos ventes com movimentos de vai e vem.

A criança pode escovar sozinha os próprios dentes após os sete anos de idade. Entretanto, para isso acontecer, deve ser devidamente orientada da seguinte forma: a boca deve estar fechada e os dentes devem ser escovados na parte de fora com movimentos circulares. Depois, o mesmo movimento deve ser repetido do lado de dentro e a parte de cima dos dentes deve ser escovada com o movimento de vai e vem.

É recomendável que apenas após os 14 anos de idade, o adolescente utilize a técnica de escovação realizada por adultos.