Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Implante-dentario

Mitos e verdades sobre os implantes dentários

Os implantes dentários estão cada vez mais acessíveis para todas as pessoas, se tornando um dos procedimentos mais procurados por quem perdeu um ou mais dentes. Contudo, muitas dúvidas surgem em relação a esse procedimento, gerando informações equivocadas e verdadeiras em torno dessa técnica. Para ajudar esclarecer essas dúvidas, preparamos uma lista apontando os principais mitos e verdades que tem observado entre os seus pacientes que estão prestes a fazer a colocação de implantes dentários.  Confira:

Colocar implante dói

Mito. O procedimento é realizado com o uso da anestesia local, o pós-operatório é tranquilo, entretanto, podem ocorrer alguns incômodos por conta da manipulação dos tecidos, mas, é controlado com uso de analgésicos ou anti-inflamatórios e o repouso é apenas no dia da cirurgia.

O implante pode ser rejeitado pelo organismo

Mito. Os materiais utilizados no implante são feitos de titânio, que possui compatibilidade biológica integrando-se facilmente ao osso. Casos de insucesso são raros, mas quando ocorrem estão associados a processo infeccioso ou por má qualidade óssea e problemas mecânicos relacionados à prótese.

Quanto mais rápido o implante ocorrer após a perda do dente melhor

Verdade. Com o passar dos meses, ao perder um dente, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação da nova raiz, tornando-se necessário a realização de um enxerto ósseo para devolver a qualidade óssea e instalar o implante.

Implante pode ser feito sem NENHUM corte.

Mito. O que existe é uma técnica menos invasiva, que não faz cortes exploratórios na gengiva e, por isso, passou a ser chamada por alguns de “Implantes sem cortes”. Assim, a cirurgia é montada antecipadamente no computador através de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente, evitando que o cirurgião corte toda a extensão da gengiva para examinar o osso, mas, de qualquer forma, é necessária a perfuração para a colocação do implante.

O sorriso de quem fez implante dentário fica artificial

Mito. Com a realização de um planejamento correto no tratamento, que respeite e observe todos os requisitos funcionais e estéticos, o resultado alcançado será harmônico de acordo com as expectativas do paciente.

Implantes aumentam os problemas de periodontite (Inflamação na gengiva)

MITO.  Antes de realizar o procedimento de implante, é necessário averiguar e garantir a qualidade da saúde bucal do paciente, após a realização, as necessidades de higienização e cuidados com os dentes serão as mesmas de antes de realizar os implantes. O que ressaltamos é que o tratamento do implante não deve acabar após a colocação dos pinos e coroas, manutenções e revisões devem acontecer periodicamente.

É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia

Verdade. Graças aos grandes avanços na odontologia, a reabilitação pode ser feita no mesmo dia, com o implante de carga imediata. Claro, que é necessária a avaliação do cirurgião-dentista para definir se a opção é indicada para o caso.

É possível fazer o implante de todos os dentes.

Verdade. Porém, é uma técnica muito avançada da implantodontia e sua indicação e viabilidades precisam ser examinadas pelo implantodontista para analisar se o paciente é um bom candidato para Implante de todos os dentes individualizados. No entanto, existem próteses fixas nas quais, por exemplo, dois implantes são suficientes para repor três dentes lado a lado. Agora também é possível colocar todos os dentes com apenas quatro implantes. É a avaliação do cirurgião-dentista que vai definir a opção mais indicada.

Ainda tem dúvidas? Agende uma consulta ou entre em contato conosco clicando aqui. A Clínica Bias Fortes atende casos de reabilitação oral com Implantes Dentários. Venha fazer uma avaliação, ficaremos felizes em atendê-lo.