Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Diversidade De Aparelhos Ortodônticos. Qual é A Melhor Opção

Hábitos que prejudicam a saúde dos dentes

A escovação dos dentes várias vezes ao dia não é garantia de proteção, pois pequenos hábitos passam despercebidos e podem prejudicar muito a saúde bucal. Vamos listar algumas situações que podem acarretar vários prejuízos, como fraturas e até a contaminação por bactérias e vírus.

Escovar dentes fora do prazo

O ideal é escovar trinta minutos após as refeições para que a saliva tenha tempo de neutralizar os ácidos da boca. Logo após as refeições, a boca fica muito ácida e a escovação pode provocar a erosão ácida. Por outro lado,  também não é aconselhável esperar muito tempo, pois a placa bacteriana começa a agir e pode provocar cáries. A recomendação é ter atenção e respeitar o tempo de intervalo.

Roer unhas                           

A mania é uma realidade no cotidiano de várias pessoas, acarretando perigos para a saúde, pois pode provocar fraturas nos dentes e ainda contaminar com bactérias e vírus alojados sob as unhas. Geralmente, as mãos  carregam muitas bactérias e é uma das formas mais fáceis de contaminação. Lave sempre as mãos ao chegar em casa, antes de comer ou tocar nos olhos, boca e nariz e após usar o banheiro.


Morder tampa de caneta

A prática de morder a tampa da caneta é uma exposição ao risco para desenvolver erosão dentária. O desgaste dos dentes de apenas um lado ainda pode provocar transtornos articulares, gerando dores de ouvidos e em outras partes do corpo.

Palito de dente

Quem nunca palitou os dentes ou já viu alguém fazer isso após uma refeição. Não é nada bonito e nem correto. O palito machuca a gengiva, pode inflamar e provocar complicações.

Fumo

O cigarro é um vilão bem conhecido, associado à causa de vários tipos de câncer, inclusive de boca, e deve ser eliminado. O fumo fragiliza a saúde bucal, provocando o escurecimento dos dentes e gengivas,  problemas de salivação, mau hálito, mudança no paladar e doenças periodontais, entre outras complicações.

Escovação correta

A prevenção é a melhor maneira de proteção da saúde bucal. Escove os dentes após qualquer refeição com uma escova macia e com até três meses de uso. Evite colocar muita força durante o procedimento para não machucar e provocar lesões na boca. O tempo do procedimento deve durar entre três a cinco minutos. Lembre-se de passar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia, entre cada dente e finalize com  um enxaguante bucal, evitando aqueles com álcool para não ressecar a mucosa. Vá ao dentista a cada seis meses para um exame minucioso. Uma boa saúde começa com a sua atitude.

Gostou das dicas? Deixe seu like e compartilhe com os amigos. Se tiver qualquer dúvida, ligue no (31) 3292-7172 ou envie um e-mail.