Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172

Endodontia

A endodontia (endo = interno, dontia = dente) trata pessoas que sofreram algum tipo de lesão interna dental, doenças no nervo e raiz ou cáries. O alinhamento dos dentes e a aparência saudável de nada adiantam, se a estrutura (polpa dentária) não estiver saudável.

A Clínica mantém uma equipe de profissionais especializados para execução dos procedimentos necessários, desde um tratamento de canal até o clareamento, decorrente de uma necrose ou pancadas no dente. A endodontia trata lesões cariosas profundas e foca na correção de fraturas e traumas dentários para uma melhor manutenção. É sempre um risco ignorar uma pancada no dente por acreditar que nada aconteceu.

O tratamento de canal é o mais conhecido dessa especialidade e se refere à remoção de vasos, nervos da polpa e raiz do dente. É realizado um tratamento químico e mecânico da parte interna do dente e preenchimento do espaço por um material obturador. O tratamento de canal é indicado pelos seguintes motivos:

  • Dor espontânea e latejante, quando o uso de analgésicos já não resolve
  • Cárie muito profunda
  • Dente que receberá coroa e-ou prótese, entre outros

O tratamento é indolor, ou seja, a anestesia impede que o paciente sinta dor. Em alguns casos pode haver pequena sensibilidade até 72 horas, após o tratamento, mas é resolvida por meio da ingestão de analgésicos.

Um mito popular e muito comum é que “o dente morre após o tratamento de canal”. Na verdade, esse problema ocorre, porque o dente não possui mais sensibilidade interna e, se apresentar novamente cárie, não haverá dor, o que é um aviso de que “algo está errado”. Os tecidos de suporte continuam vivos e sensíveis à pressão. Apenas com pressão intensa haverá dor.

O dente com tratamento de canal também não escurece. O que ocorre é a perda do brilho e pode aparentar um tom mais amarelado. O escurecimento exagerado ocorre quando o dente sofreu uma hemorragia ou mortificação, antes do tratamento. Se o canal não for tratado, a pessoa sofrerá dor intensa, inflamação, inchaço e ainda a perda do dente.

Embora ocorra medo por parte do paciente em realizar o tratamento, o ideal é utilizar, sob prescrição médica, um tranquilizante para ajudar no combate a ansiedade no decorrer do tratamento, além de diminuir qualquer dor durante o procedimento ou, até mesmo, usar o óxido nitroso para o paciente “dormir” por alguns minutos e não sentir nada.

É sempre bom visitar um endodontista para  consulta preventiva, realizar a escovação de maneira correta, passar o fio dental e fazer a limpeza com um profissional de confiança. A Clínica Bias Fortes tem todo esse tipo de tratamento e realiza um acompanhamento preventivo dedicado a cada paciente. Quem dispõe do Personal Card conta com um aviso semestral para realizar limpezas e ficar atento para manter a higiene bucal em dia.

Os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa e a solução para o sorriso perfeito está na Clínica Bias Fortes, que conta com profissionais qualificados e estrutura especializada.