Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Você Sabe O Que é Disfunção Da ATM?

Você sabe o que é disfunção da ATM?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Ou seja, você a usa centenas de vezes ao dia, ao falar, mastigar, deglutir e bocejar.

ATM significa: Articulação Temporomandibular, ou seja, é a articulação que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao osso temporal do crânio, localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça.

Qualquer problema que impeça a função ou adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM (Disfunção da ATM).[/vc_column_text][vc_column_text]

Causas

A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada. Entre as várias origens está a má oclusão dentária aliada ao stress e a tensão muscular. Dentes tortos, desalinhados e mal posicionados, lesões cariosas extensas, falta de relacionamento do arco dentário inferior com o superior, perda ou desgaste de dentes, restaurações muito antigas e bruxismo produzem contatos indesejáveis induzindo à sobrecarga muscular que, por sua vez, produz compressão dos tecidos intra-articulares, com a consequente isquemia, edema e inflamação. Nesse estágio começam a aparecer os sintomas que se manifestam apresentando dores dos músculos da mastigação e de alguns músculos da face, as quais se irradiam pelo pescoço e ombros e dores localizadas na própria articulação.[/vc_column_text][vc_column_text]

Sintomas

Disfunções da ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem D-ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas de saúde.

Portanto a melhor forma de diagnosticar é com a ajuda do seu dentista, que irá fazer um diagnóstico preciso, através de um histórico médico e dentário completo, um exame clínico e de radiografias adequadas. Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:

  • Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas)
  • Dores de ouvido
  • Dor e pressão atrás dos olhos
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar
  • Mandíbulas que “ficam presas” travam ou saem do lugar
  • Flacidez dos músculos da mandíbula
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam
[/vc_column_text][vc_column_text]

Tratamento

Embora não exista uma cura para a D-ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:

  • Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios.
  • Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou “splint”. Este aparelho, feito sob medida para a sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impedem estes dentes de ranger contra os dentes superiores.
  • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure tratamentos que irá ajudar a evitar o estresse.
  • Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtirem efeito, uma cirurgia na articulação poderá ser recomendada.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text el_class=”call-box”]

Venha cuidar da sua saúde bucal na Clínica Odontológica Bias Fortes.

Agende um horário conosco (31) 3292-7172 – Será um prazer atendê-lo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]