Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog—diferenças Entre O Invisalign E O Aparelho Convencional

Diferenças entre Invisalign e aparelhos convencionais

Os alinhadores Invisalign foram desenvolvidos para tratar os diversos tipos de má oclusão de forma personalizada. Eles diferem dos aparelhos convencionais em diversos aspectos e a utilização depende da avaliação e indicação de um ortodontista.

Confira as principais diferenças entre as duas opções para correção dental:

 

  1. Consulta

Todo tratamento ortodôntico começa com uma consulta ao ortodontista para diagnóstico do tipo de má oclusão. Entretanto, a avaliação vai além do exame clínico.

O tratamento com os alinhadores Invisalign segue um rigoroso protocolo para identificação do problema a ser corrigido. Os softwares especializados simulam o tratamento do início ao fim, apresentando o tempo de duração.

A avaliação para utilização do aparelho convencional requer radiografias para análise dos dentes e estruturas anatômicas da face, além de molde para a reprodução da anatomia das arcadas e posicionamento dos dentes.

 

  1. Estrutura

Os alinhadores Invisalign são confeccionados em material transparente e sob medida para cada pessoa, garantindo um ajuste perfeito e com menor risco de abrasão nos dentes e na boca.

A versão tradicional dos aparelhos fixos é composta, basicamente, pelos bráquetes, peças metálicas com uma canaleta por onde o fio é transpassado para fazer a força de movimentação dos dentes e as borrachinhas. Excluindo as cores das borrachinhas, não há a possibilidade de personalização.

  1. Tratamento

No tratamento com o aparelho fixo, a movimentação dental é estimulada pela ativação dos bráquetes.

Já, nos alinhadores transparentes, a movimentação é promovida pela troca dos alinhadores, confeccionados para cada etapa do tratamento.

  1. Manutenção

Mensalmente, o aparelho fixo é ajustado pelo dentista para exercer mais força sobre a arcada dentária.

No tratamento com Invisalign, não existe manutenção. A cada 15 dias, ou de acordo com a indicação do ortodontista, os alinhadores são trocados pela própria pessoa para provocar a movimentação dos dentes. A consulta mensal pode ser agendada para acompanhar o andamento do tratamento.

  1. Higiene

Os bráquetes são colados individualmente nos dentes e o aparelho convencional não pode ser retirado para higienização, exigindo disciplina para não negligenciar a limpeza bucal.

O aparelho transparente deve ser retirado apenas no momento das refeições e para a higiene bucal. A possibilidade de remoção do aparelho auxilia na limpeza dos dentes e do próprio aparelho.

 

  1. Visual

O conforto estético é uma das maiores vantagens dos alinhadores Invisalign. O uso permite associar discrição, praticidade e estética.

Já, o visual do aparelho de aço remete aos tempos de infância e pode, facilmente, se tornar um obstáculo para adultos que queiram iniciar a correção do sorriso.

Quer corrigir a posição dos seus dentes? Agende uma avaliação pelo Whatsapp (31) 994170017 ou pelo Telefone fixo: (31) 3292-7172.

Leia mais:

Tratamento ortodôntico alinha sorriso e saúde

Tecnologia Invisalig já está disponível na Clínica Bias Fortes

Diversidade de aparelhos ortodônticos. Qual é a melhor opção?