Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog – Saúde Bucal No Carnaval – R

Como Manter a Saúde Bucal no Carnaval?

Como manter a saúde bucal no Carnaval em meio a tanta correria e agitação? Durante a época mais festiva e alegre do ano, a recomendação é atenção aos cuidados com higiene e a saúde bucal, para, assim, evitar problemas durante e depois da folia.

Somente em Belo Horizonte (MG), mais de 5 milhões de foliões são esperados nas ruas. É inegável que a festa mais democrática brasileira interfere na rotina das pessoas de qualquer idade. Durante essa festa popular, o descuido com a saúde bucal é, praticamente inevitável, mas não impossível.  

Veja o vídeo abaixo sobre saúde bucal:

Você sabia que diversas infecções ocorrem na boca? Sim, é pela boca que algumas doenças e bactérias entram no corpo e se propagam no organismo.

Algumas doenças como gripe, herpes e candidíase, entre outras, também são transmitidas de maneira oral, ou seja, pela boca. Se divertir, comer e beber bastante e namorar são algumas das ações durante a folia.

Escovar os dentes e manter a boca limpa e saudável estão longe de ser prioridade na vida das pessoas durante esse período. Entretanto, deveria ser, de fato, uma tarefa a ser cumprida em todo e qualquer dia do ano, inclusive em datas festivas.

Elaboramos algumas dicas para você manter a sua saúde bucal e bem sucedida durante o carnaval, confira!

Beba Bastante Água

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma média de 2 a 3 litros de consumo de água potável por dia. Tomar água deveria ser a principal atividade diária, principalmente em dias quentes e ensolarados, como o carnaval. Além de  benéfica à saúde do corpo, faz bem para os dentes e a boca em geral.

Beber água é saudável para os dentes, boca, combater estrias, celulite, mantém os rins saudáveis e ajuda na digestão. Antes, durante e depois da folia, lembre-se de beber bastante água para se hidratar.

Hidrate os Lábios

Não apenas no inverno, mas também com o calor, é comum os lábios ficarem ressecados devido à exposição excessiva ao sol e a alta temperatura. Durante os dias de carnaval, as pessoas têm o costume de passar um período maior debaixo do sol, esquecendo o protetor solar corporal e, mais comumente, também o labial.

É importante atenção ao uso de maquiagem e adereços que possam irritar os lábios.

Whatsapp: (31) 9 9417 0017 |☎ Telefone fixo: (31) 3292-7172

 Cuidado com Álcool em Excesso

Outra prática comum durante o Carnaval é o consumo excessivo de álcool. As bebidas alcoólicas possuem uma alta quantidade de ácido, em sua grande maioria, sendo um dos fatores prejudiciais à saúde bucal, enfraquecendo a estrutura dos dentes e prejudicando o esmalte.

O excesso de álcool provoca o ressecamento da saliva, mau hálito, manchas nos dentes, cáries e uma predisposição maior para o câncer. Não se trata exatamente de uma regra consumir ou não bebidas alcoólicas, mas, sim, beber  moderadamente, tomando água durante o consumo e não esquecer da correta higienização bucal.

Atenção às Infecções

As infecções são bastante propícias durante o carnaval. Devido à má escovação, consumo excessivo de álcool, falta de hidratação etc, as infecções se espalham  facilmente nesse período.

A sífilis e a candidíase oral são as doenças mais comuns dessa época, atingindo  em cheio os foliões que não tomam cuidado em proteção e higienização.

Se divertir adequadamente e com responsabilidade são sugestões para o carnaval 2020. Lembramos que estaremos de plantão 24 horas durante os dias de folia.

 

Whatsapp: (31) 9 9417 0017 |☎ Telefone fixo: (31) 3292-7172

Leia também:

Como Prevenir as Doenças Bucais Mais Comuns

Porque Devemos Nos Preocupar Com as Dores na Face?

Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Powered by