Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Blog – Aparelho Falso

Aparelho dentário clandestino e seus riscos

Cresce o uso de aparelho dentário clandestino ou falso no Brasil e os riscos são incalculáveis para a saúde da boca.

O uso inadequado e sem orientação profissional do aparelho dentário cresceu junto com a popularização da demanda pela correção ortodôntica no Brasil, nos últimos anos.

Uma parcela grande da população, principalmente jovens e adolescentes, utiliza o aparelho fixo clandestino, instalado por conta própria ou por uma pessoa não qualificada, enquanto outra parte dos brasileiros está interessada em corrigir a posição dos dentes para garantir um sorriso mais bonito.

O uso desses aparatos sem orientação profissional causa problemas, desde reação alérgica até a perda dos dentes, uma vez que o tempo de cada manobra e a pressão aplicada devem ser planejados e personalizados, conforme cada caso.

Riscos

A busca por cores mais vibrantes na boca e formatos diferenciados do padrão levam jovens a se expor a vários riscos, como alta sensibilidade, descalcificação do esmalte, aumento do desalinhamento dental, dores na face e ouvido, decorrentes da alteração nos músculos da mastigação, até a reabsorção das raízes dos dentes, provocando a perda dental.

Os riscos se sobrepõem aos problemas comuns, decorrentes de um tratamento ortodôntico: cárie, gengivite, sangramento e outras doenças periodontais causadas pela má higienização bucal.

A prática ilegal da ortodontia pode levar à cadeia, conforme o Código Penal brasileiro, o Artigo 282 prevê pena de seis meses a dois anos de prisão para quem é flagrado no exercício ilegal da medicina e odontologia.

Se você deseja corrigir o alinhamento de seus dentes, agende uma avaliação com um profissional especializado que te orientará quanto ao tratamento de correção adequado para o seu caso.

Confira no vídeo da

Leia mais:

Tratamento Ortodôntico: O que é?

Aparelho ortodôntico invisível

Conheça nossas redes sociais

Instagram

Facebook  

Youtube