Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Dentes Manchados

Alimentos que mancham os dentes

Você sabia que alguns alimentos deliciosos mancham os dentes?

A manutenção de dentes brancos e sempre saudáveis requer muita atenção também com os alimentos ingeridos. Alguns alimentos e bebidas  apresentam pigmentos fortes e-ou um índice de acidez que pode comprometer a saúde dos dentes e deixá-los amarelados. Conheça alguns desses alimentos:

Café

A bebida apresenta uma acidez elevada e excesso de pigmentação e, quando em contato com o esmalte do dente, pode afetar a superfície e contribuir para deixar os dentes amarelados. A bebida não gera consequências espantosas, quando consumida com moderação, seguida de higienização adequada. O café consumido com uma grande frequência é capaz de manchar os dentes com o passar do tempo, pois os pigmentos podem se acumular.

Chá

Muitas pessoas consomem chá como alternativa ao café, mas, alguns deles também causam manchas, como no caso do chá-preto e do mate. A bebida apresenta tanino em sua composição que, em excesso, é capaz de amarelar os dentes. Dê preferência aos chás de cor clara. A escovação e os bochechos com água também ajudam a evitar as manchas.

Beterraba

A beterraba apresenta uma cor intensa decorrente dos pigmentos, em especial, os polifenois. O consumo em excesso, sobretudo como suco, pode causar a pigmentação dos dentes, semelhante ao efeito do café.

Molho de tomate, shoyu e inglês

Os molhos escuros, como o shoyu e o inglês, usados no preparo de alimentos, também são responsáveis pelo amarelamento dos dentes. Eles são produzidos a partir da fermentação e, por isso, são muito ácidos. O molho de tomate não é diferente e apresenta alta acidez e coloração forte, afetando a camada externa e provocando uma erosão gradativa.

Açaí

O consumo em excesso de açaí tem potencial para escurecer os dentes com o tempo, porque é um mantimento com alto potencial de pigmentação. Os dentes são estruturas porosas e, quando em contato constante com esse tipo de alimento, podem ficar manchados e amarelados.

Vinho

A cor forte do vinho tinto, quando associada a outros fatores como sua acidez natural, pode comprometer o esmalte dos dentes. O efeito do álcool também diminui a produção de saliva, aumentando o PH da boca.

Refrigerante

Os piores refrigerantes são os de limão e os de cola que, além de possuírem agentes pigmentantes, podem causar erosão ácida do esmalte, tornando-o mais poroso. Os refrigerantes têm açúcar que aumenta os riscos de cáries, infecções nas gengivas e outros problemas bucais.

Cuidados

O objetivo não é deixar de consumir esses alimentos, mas, apenas,  diminuir a frequência e a quantidade consumida no cotidiano.

A recomendação para reduzir os riscos é fazer bochechos com água, logo após a ingestão para eliminar o excesso de substâncias, capazes de tingir os dentes. O processo de cuidados ainda inclui uma boa higienização bucal, escovando os dentes corretamente, usando o fio dental e mantendo visitas regulares ao dentista.

Agende uma avaliação pelo (31) 3292-7172.

Saiba mais sobre: Bruxismo | Saúde bucal e baixa imunidade | Cáries