Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog—5 Cuidados Com A Saúde Bucal No Fim Do Ano

5 CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL NO FIM DO ANO

Divirta-se nas festas, mas não se esqueça de cuidar da saúde bucal no fim do ano.

2019 está terminando e as férias chegando. Para muitos, um período sabático de muita comilança. É um período em que as castanhas estão em alta, frutas cristalizadas, espumante, vinho e tantos outros alimentos e bebidas, ricos em corantes e açúcares.

A época também requer uma atenção básica a um ponto que sempre nos esquecemos e, por isso, preparamos esse post sobre importantes cuidados com a saúde bucal para as festas de fim  de ano para você se lembrar de cuidar de uma das partes mais importantes de seu corpo: a boca.

Esses cuidados precisam ser considerados durante a escovação e limpeza bucal diária, até mesmo, nos momentos festivos, pois as consequências para o bom e ruim costume em higienizar os dentes adequadamente refletirão ao longo dos meses seguintes, podendo, assim, causar transtornos e despesas a mais no orçamento.

            Listamos 5 lembretes de cuidados com a saúde bucal para proteção dos dentes e evitar estresse e situações desagradáveis neste fim de ano:

  • Lembrete 1: fio dental

Não apenas no fim de ano, mas, sempre, mais precisamente, diariamente! O uso contínuo do fio dental é imprescindível para garantir uma melhor limpeza dos dentes, pois alguns alimentos e sujeiras são inalcançáveis pela escova.

Além disso, o fio dental evita perda óssea, cáries (Conforme site, terra.com.br, 88% das pessoas no mundo possuem cárie nos dentes), infecção, mau hálito, gengivite e inflamação na polpa, entre outros problemas e doenças na parte bucal.

  • Lembrete 2: escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia

O portal G1 destacou que a não escovação diária dos dentes provoca, até mesmo, infarto. Uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que 58% dos brasileiros não limpam os dentes corretamente – só escovam de vez em quando, de maneira errada, ou nem têm escova em casa, situação decorrente do fato de algumas regiões do Brasil serem carentes, econômica e socialmente.

Escovar os dentes diariamente é o mínimo a ser feito por você. No período de fim de ano e férias, é comum passar boa parte do tempo em casa e acabar deixando de lado esses cuidados básicos com a boca, entretanto, ao longo do tempo, se percebe as drásticas consequências quanto a esse descuido.

Você sabia que o enxaguante bucal deve ser usado antes de escovar os dentes? Confira no vídeo do Dr. Willian Nepomuceno

  • Lembrete 3: evite alto consumo de bebidas alcoólicas e alimentos com muito corante

Os alimentos ricos em corantes e álcool são vilões para quem acabou de fazer um clareamento dental, provocando manchas, mau hálito, cáries e, até mesmo, a perda dos dentes. É comum em festas de fim de ano e nas férias, você exagerar um pouco na dose.

O vinho, por exemplo, além de saboroso, possui alguns pontos benéficos à saúde, entretanto, para os dentes pode não ser tão favorável. Outro aspecto importante está na castanha e nozes, entre outras sementes, para quem usa aparelho fixo dentário também, pois esses tipos de alimentos penetram nos ferros, dificultando a limpeza.

Provavelmente, esses e outros produtos não prejudicarão a saúde bucal, caso consuma uma dose ou outra apenas em datas especiais. O que pode acarretar algum tipo de problema é o uso contínuo e exageros.

  • Lembrete 4: consuma mais água potável neste período

O ato de beber água ajuda a prevenir diversas doenças, pois é essencial para o corpo. Na saúde bucal não é diferente, ainda mais no fim do ano e férias, quando o consumo de doces, guloseimas, bebidas alcoólicas etc é maior que no restante do ano.

A água, atrelada ao uso de fio dental e escovação, ajuda um pouco no processo de eliminação de bactérias, sujeiras e excesso de açúcar na boca, além de hidratá-la, claro.

  • Lembrete 5: lembre-se de marcar seu retorno ao consultório do dentista

Não apenas aqueles que usam aparelho dentário, mas quem está num processo de tratamento, ou necessite de alguma urgência, é importantíssimo entrar em contato imediatamente com o consultório.

Muitos optam por fazer o clareamento e limpeza bucal no início do ano (após as festas), mas alguns consultórios entram em recesso. O que não é o nosso caso, pois temos atendimento 24 horas, inclusive no fim do ano e período de férias. Entre em contato conosco e marque um horário.

Whatsapp: (31) 994170017 | Telefone fixo: (31) 3292-7172

Leia mais:

Saúde Bucal Entre as Metas de Ano Novo

O Que Avaliar Em Uma Clínica Odontológica?