Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG Tel.: 31 3292.7172
Blog—Saúde Bucal No Carnaval

5 cuidados com a saúde bucal no Carnaval

O Carnaval é a data mais festiva do ano com milhares de brasileiros embalados por trios elétricos e blocos nas ruas. Contudo, em meio à folia, paqueras e bebidas, muitos esquecem da importância de cuidar da saúde bucal.

Confira 5 cuidados com a higiene de sua boca durante o período carnavalesco:

1 – Maçãs e chicletes sem açúcar

As maçãs atuam como detergente bucal ao evitarem a formação de placas bacterianas, prevenindo cáries e gengivite. Já, a goma de mascar sem açúcar estimula a produção de saliva, reduzindo a acidez na boca e evitando o enfraquecimento dos dentes.

Os dois alimentos contribuem para a limpeza bucal na falta de uma escova de dentes, uma vez que os foliões costumam festejar o dia inteiro sem carregarem consigo o acessório.

 2 – Evite excessos 

Indiscutivelmente, a bebida alcoólica faz parte da maioria das festas. As bebidas em excesso, aliadas a muito tempo de exposição ao sol, causam desidratação que, por sua vez, podem gerar mau hálito.

O álcool também diminui a produção de saliva e provoca cáries. Os refrigerantes e doces, em altas doses, também são prejudiciais à saúde bucal, ocasionando diversos problemas. A recomendação é evitar excessos.

3 – Evite o jejum

O ato de ficar horas sem comer gera um desequilíbrio no pH da boca, favorecendo o aparecimento de cáries e erosão nos dentes. O ideal é os foliões cuidarem da alimentação, dando preferência para alimentos leves como frutas, legumes e verduras. 

4 – Protetor labial

A exposição excessiva solar também pode ser prejudicial aos lábios que, assim como outras partes do corpo, estão sujeitos ao câncer. Alguns protetores labiais e hidratantes com filtro solar evitam o ressecamento e, até mesmo, o risco de queimaduras.

5 – Beba água

A água é fundamental para hidratação e, também, evitar a ressaca, produzindo saliva e evitando o mau hálito com as complicações bucais. Os  foliões devem abusar da substância, bebendo de 2 a 3 litros diariamente e dando preferência para sucos naturais.

Leia mais:

Erosão dentária: Causas e prevenções

Como prevenir as doenças bucais mais comuns?

Alimentos que mancham os dentes

Conheça nossas redes sociais:

Instagram

Facebook