Av. Bias Fortes, 247 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - PLANTÃO 24h - Tel.: 31 3292.7172
Blog—3 Dicas Para Superar Medo Do Dentista

3 dicas para superar medo do dentista

Odontofobia é nome dado ao medo de dentista ou do tratamento dentário. Geralmente, a fobia é decorrente de procedimentos considerados dolorosos, profissional insensível às angústias do paciente ou experiências traumáticas.

A fobia é um medo intenso e irracional. As pessoas com ansiedade odontológica e odontofobia deixam de lado por anos, às vezes até décadas, a sua rotina de cuidados com os dentes e a boca.

A pesquisa suíça “Ansiedade em procedimentos odontológicos: Aspectos psicossociais de saúde bucal” foi desenvolvida pela University of Gothenburg e revelou que as pessoas com alto grau de ansiedade, antes de serem submetidas a tratamentos odontológicos apresentam pior saúde bucal, tratamento dental irregular e insatisfação com a estética dental.

É recomendável visitar o profissional do sorriso duas vezes ao ano para o checkup odontológico. Adiar ou evitar essa consulta compromete, seriamente, a saúde bucal, pois ocorrências simples, como uma dor no dente, pode evoluir para problemas graves e dolorosos.

Confira dicas para superar o medo de ir ao consultório do dentista:

  1. Identificar a preocupação

É importante conhecer o que causa o medo para estudar como contornar a situação. A preocupação excessiva pode ser decorrente de um momento desagradável vivido na infância, medo do barulho do famoso motorzinho ou estresse pela possibilidade de sentir dor.

Os procedimentos odontológicos estão cada vez mais avançados e muitos tratamentos usam anestesia local.

As técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação, praticadas antes e durante o procedimento, ajudam a descontrair.

  1. Considere os benefícios

Cuidar da saúde bucal é uma ação importante para o autocuidado e prevenção de doenças orais ou desencadeadas por desequilíbrios da microbiota nativa, como a endocardite bacteriana.

Visitas ao dentista

A importância das visitas periódicas ao dentista para além da prevenção e promoção da saúde. Confira no vídeo do cirurgião dentista Willian Carvalho Nepomuceno (CRO-MG/15777)

Publicado por Clínica Odontológica Bias Fortes em Segunda-feira, 27 de maio de 2019

 

  1. Escolher o dentista ideal para você

As pessoas com odontofobia, provavelmente, tiveram alguma experiência desagradável em uma clínica e não têm um profissional de confiança.

A superação desse obstáculo requer encontrar um profissional e clínica com credibilidade, solicitando indicações a amigos e também conhecer dentistas diferentes para esclarecer dúvidas e conversar sobre os medos e inseguranças para um tratamento mais individualizado possível.

Em 20 anos de dedicação e compromisso com a saúde bucal dos clientes, a Clínica Odontológica Bias Fortes tem experiência no atendimento a crianças e adultos com ansiedade odontológica.

A Clínica Bias Fortes mantém um atendimento exclusivo com um ambiente acolhedor e confortável para atendimento personalizado e eficiente.

Tem alguma dúvida sobre o cuidado com os dentes? Ente em contato pelo Whatsapp (31) 994170017 ou pelo Telefone fixo: (31) 3292-7172.

Leia mais:

Riscos dos procedimentos odontológicos irregulares

Odontofobia: Medo de dentista e as consequências para a saúde bucal

Como prevenir as doenças bucais mais comuns?

 

This Post Has One Comment

Comments are closed.

Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Powered by